B2B ou B2C. B2B e B2B. Qual a diferença. Oportunidades. Dicas de Valdiney Vicossi.

B2B (Business to Business) é o comércio virtual, através da web, entre empresas, também chamado de comércio eletrôncio, mercado virtual, e-business, shopping virtual, market place em certas ocasiões, e-commerce, loja virtual se apenas um lado a tenha, lojas virtuais caso dois lados a tenham. A diferença entre um projeto B2C (Business to Consumer) e um B2B é que, enquanto o primeiro diz respeito ao comércio entre uma empresa e um consumidor, o B2B se trata da comercialização entre duas empresas.

Para decidir o caminho a seguir é prudente ter uma análise completa da forma que o produto ou serviço da sua empresa chega ao consumidor final.

Existe a opção de oferecer às empresas mais uma opção de comprar seus produtos e serviços através de uma Loja Virtual B2B e nela ter políticas comerciais bem definidas e até mesmo distintas de acordo com o perfil de cada comprador, com tabelas de preço e condições comerciais face às situações de localização, periodicidade, volume de compra, interesse comercial entre outros. Esta diferenciação será apresentada ao comprador após ele passar pela etapa do login e senha, vencida a primeira etapa da aprovação do cadastro. As políticas comerciais de aprovação de cadastro para primeira compra seguem as definições da sua empresa.

O sistema pode ser integrado a um Sistema de Gestão (ERP), Sistemas Logísticos, Meios de Pagamento e outros Sistemas Legados que sua empresa utilize além de alguns específicos utilizados por sua empresa. Isto também é válido para as soluções B2C.

Sistemas customizados permitam que sua empresa tenha a solução B2B e B2C e uma única plataforma de comércio eletrônico.

Ao optar por um sistema B2C toda a análise já feita anteriormente para uma solução B2B é válida e levando em consideração fortemente o aspecto de canibalização de canais, pois ao oferecer diretamente os produtos e serviços ao consumidor final poderá haver redução de venda pelos canais que pode estar usando como : Distribuidores, Representantes, Lojistas e outras forma que podem estar com relação trabalhista diretamente com sua empresa ou não.

Dentro deste modelo de Comércio Eletrônico B2C existem algumas opções que pode oferecer em paralelo para seus canais de venda que antecedem o consumidor final.

  1. Dar a opção do Ponto de Venda fazer parte da venda final, transferindo dentro do seu portal de vendas, a transação para o ponto de venda que operará dentro do sue portal porém com esta etapa final integrada aos sistemas comerciais do ponto de venda, e a toda a transação, estoque e entrega é feita pelo ponto de venda. Exemplo : Loja Virtual Mercedes Benz para venda de Auto-Peças de Caminhões http://www.vm2.com.br/portfolio-detalhe/mercedes-benz-e-commerce.

      2. Fazer toda a transação no seu portal porém repassando uma parte do valor da venda  para o responsável pelo Distribuidor/Representante/Loja (Ponto de Venda) da região da  localização do comprador.

       3. Outras formas híbridas a serem estudadas de acordo com o mercado e segmentação da  sua empresa.

       4. Praticar a venda pura através de uma Loja Virtual B2C diretamente ao consumidor final sem intermediação ou pagamento de incentivos e participaçoes para a rede de distribuição, caso não se enquadre nas opções acima.

Feita a opção, aconselha-se analisar toda a forma de divulgação para o lançamento e sustentação da operação consideração as opções de mídias tradicionais; redes sociais; links patrocinados; e-mail marketing com newsletters; marketing de incentivo; CRMGameficaçãoBlog PróprioTreinamento à Distância para toda a Força de Vendas, Distribuição e Pontos de Venda; AplicativosVinhetas; Atendimento OnlineEndomarketingForum de Discussão; BI; Inteligência e Pesquisas de MercadoPromoção Comercial;  Marketing de RelacionamentoMarketing Viral;  Mobile Marketing;  enfim todo um planejamento bem estruturado para toda a operação.

Outras matérias sobre as integrações para uma Loja Virtual que também tiveram a participação de Valdiney Victor Viçossi :

OPERAÇÕES E LOGÍSTICA DE UM E-COMMERCE / LOJA VIRTUAL

O Financeiro do e-commerce / loja virtual.

Integrações para um e-commerce / loja virtual

Como Planejar uma Loja Virtual ou e-Commerce ou Comércio Eletrônico

 

Exemplos de B2B : http://www.vm2.com.br/b2b-business-to-business

Exemplos de B2C : http://www.vm2.com.br/b2c-business-to-consumer

Mais informações : www.vm2.com.br

           

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